22 de set. de 2010

TV Cultura, após três anos, tem diretor de programação

Depois de três anos, a TV Cultura volta a ter um diretor de programação. O mesmo diretor de programação de três anos atrás.

Desde ontem, Mauro Garcia ocupa oficialmente o cargo, que já vinha exercendo havia três semanas.

Garcia foi diretor de programação da emissora na gestão de Marcos Mendonça (2004-2007). Na administração de Paulo Markun (2007-2010), foi diretor de projetos especiais e da TV Rá Tim Bum. É um profissional bastante respeitado no meio da TV pública. Foi presidente da TVE do Rio (hoje TV Brasil) e diretor de programação do extinto canal Cultura e Arte, do Ministério da Cultura.

Nos últimos três anos, o cargo de diretor de programação esteve vago na TV Cultura. A emissora era dividida em comitês, e cada um deles era resposável por um segmento da grade.

O diretor de programação é responsável pela formulação de uma grade. Nas emissoras comerciais, elabora e aplica estratégias de audiência.

Ministério veta Ti Ti Ti a menores de 10 anos e alerta Globo

Rafael Cardoso e Mayana Neiva em cena de Ti Ti Ti (Foto: Zé Paulo Cardeal)

Em despacho publicado ontem no Diário Oficial da União, o Ministério da Justiça reclassificou a novela das sete da Globo, Ti Ti Ti, como imprópria para menores de 10 anos.

O órgão discordou da classificação inicialmente dada pela Globo, de livre para qualquer idade, porque a novela teria "consumo de drogas lícitas, agressão física, agressão verbal e linguagem de conteúdo sexual".

A reclassificação para 10 anos não altera a exibição da trama de Maria Adelaide Amaral, mas o Ministério da Justiça, no despacho publicado ontem, anunciou que irá manter o monitoramento sobre a trama "até o final de sua exibição". Em outras palavras, alertou a Globo de que poderá reclassificar Ti Ti Ti, caso a novela cometa novas "inadequações", como imprópria para menores de 12 anos, o que inviabilizaria sua exibição antes das 20h.

A rigidez do Ministério da Justiça com a classificação indicativa tem preocupado autores e diretores de novelas, principalmente da Globo. A Associação dos Roteiristas é contra o poder de reclassificação atribuído ao governo. Ministério da Justiça e autores devem se reunir depois das eleições para tratar do assunto.

Busão do Brasil

Também no Diário Oficial de ontem, o Ministério da Justiça reclassificou o reality show Busão do Brasil, da Band, como impróprio para menores de 12 anos. Ou seja, não pode ser veiculado antes das 20h. O órgão alegou que o programa tem "linguagem chula, linguagem de conteúdo sexual e consumo de drogas lícitas.

As emissoras podem recorrer. A Globo já avisou que não irá fazer isso, porque a reclassificação de Ti Ti Ti não altera o horário de exibição.

Consolidados das novelas globais ontem


Consolidados da Globo na terça, 21
Sete Pecados 11
Malhação 19
Escrito nas Estrelas 29
Tititi 33
Passione 38
Casseta 22
A Cura 15
@tvxtv