O Irã construirá em breve um novo reator de pesquisa nuclear médica mais potente do que o que atualmente existe em Teerã, anunciou nesta quarta-feira (16) o chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, citado pelo site da TV estatal na internet.
- Estamos preparando a construção de um reator mais potente do que o de Teerã para produzir radioisótopos e este reator começará a funcionar em breve.
Salehi,chefe da Organização da Energia Atômica iraniana, não especificou em que estado será implantado o projeto, nem informou a potência do novo reator.
O Irã dispõe atualmente em Teerã de um reator de pesquisa nuclear de 5 megawatts construídos antes da revolução islâmica de 1979.
O programa nuclear do Irã foi recentemente alvo de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e patrocinadas pelos Estados Unidos. O temor das potências ocidentais é que, por trás de seu programa nuclear civil, os iranianos escondam a intenção de fabricar uma bomba atômica.
Dos 15 membros do Conselho, apenas o Brasil e a Turquia votaram contra as medidas. Os dois países costuraram em maio um acordo para troca de combustível nuclear iraniano em solo turco.
Mas, por pressão dos americanos e de outras potências, como França e Reino Unido, o conselho acabou
Nenhum comentário:
Postar um comentário